sexta-feira, 21 de maio de 2010

découpage em vidro

Découpage em vidro

Materiais utilizados:
- Prato de vidro
- Guardanapo com motivo à escolha
- Cola para decoupage (eu usei a da Creative UHU)
- Pinceis de cerdas macias
- Alcool
- Algodão

- Batedor de esponja

Passo-a-Passo:

1ºPasso- Pegue no guardanapo e recorte o motivo escolhido, utilizando uma tesoura de ponta fina para o corte ser mais preciso.

2ºPasso- Limpe com álcool a zona onde vai ser aplicado o guardanapo, para retirar qualquer impureza ou gordura que o vidro possa ter.

3ºPasso- Pincele com cola para decoupage a zona do vidro onde vai aplicar o guardanapo.

4ºPasso- Retire as folhas excedentes do recorte do guardanapo e aplique o recorte com bastante cuidado no vidro( cuidado para não rasgar), depois com um pincel de cerdas macias, passe novamente a cola por cima do guardanapo,mas com muito cuidado e sempre do meio para os lados.


5ºPasso- Deixe secar bem e volte a aplicar mais 1 ou 2 demãos de cola (deixar secar bem entre as demãos)até o trabalho ficar com o aspecto pretendido.

6ºPasso- Passe uma camada de tinta acrílica com o batedor de esponja ou pedaço,esponjando(batendo com o batedor carregado de tinta) até o prato estar todo pintado. Deixe secar.

Se quizer, pode passar uma nova camada.

7ºPasso- Passe 1 ou mais camadas de verniz para cerâmica(eu usei o Quiloso que é sintético). Deixe secar bem entre as demãos. O secador de cabelos também pode ser usado para acelarar a secagem.

P.S:- Não pode ser lavado na máquina e a lavagem à mão, tem de ser com água fria!

Sem comentários: